A Idéia de razoável duração no processo penal brasileiro : é possível estabelecer um prazo objetivo para a ação penal?

Monografia apresentada ao curso de Especialização em Processo Penal da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará como requisito parcial necessário à obtenção do grau de especialista em Direito. Orientador: Prof. M. Sc. Michel Pinheiro.

Autor principal: Lima, Diego Monteiro Maciel
Tipo de documento: Monografia
Idioma: Português
Publicado em: Fortaleza, 2014. 43p. 2014
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.TJCE:oai:localhost:123456789-652
recordtype tjce
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.TJCE:oai:localhost:123456789-6522017-06-09Lima, Diego Monteiro Maciel2014-03-14T11:30:26Z2014-03-14T11:30:26Z2014http://hdl.handle.net/123456789/652Monografia apresentada ao curso de Especialização em Processo Penal da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará como requisito parcial necessário à obtenção do grau de especialista em Direito. Orientador: Prof. M. Sc. Michel Pinheiro.Emenda Constitucional 45, de 30 de dezembro de 2004, introduziu, dentre outros, o art. 5º, LXXVIII, na Constituição Federal, assegurando que “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”. Trata-se de grande avanço, pois, apesar de tal garantia já ter sido incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro com a ratificação da Convenção Americana de Direitos Humanos em 1992, foi elevada à garantia fundamental expressa na Constituição. O presente trabalho tem por objetivo analisar quais as consequências do art. 5º, LXXVIII, da CF para o processo penal brasileiro e, em especial, se é possível adotar um prazo objetivo para a ação penal a partir deste fundamento constitucional. A presente esquisa adotou o método dedutivo, partindo-se da análise das premissas apontadas nos casos concretos para chegar às suas conclusões. Foi realizada a partir da pesquisa bibliográfica e documental, consistente em livros, artigos e sítios eletrônicos, bem como o estudo da legislação e jurisprudência pátria e estrangeira. Buscou-se, primordialmente, analisar a atual posição do ordenamento jurídico brasileiro quanto à garantia da razoável duração do processo. Fez-se um estudo da evolução legislativa, tanto de normas internas quanto de tratados e convenções, culminandose com a mais recente alteração (Lei 11.719/2008). Houve, ainda, análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, verificando-se quais os requisitos adotados para verificação do excesso de prazo, e estudo de um julgado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que adota posição de vanguarda ao absolver o réu por violação à razoável duração do processo. No último capítulo, estudou-se a possibilidade de o Brasil adotar um prazo objetivo da ação penal, abordando-se desde os fundamentos justificadores até a criação de um modelo que, longe de críticas, busca incentivar a discussão quanto ao assunto. A temática revelase importante, já que o atual modelo de processo penal brasileiro encontra-se em crise devido ao grande volume de processos, à pouca infraestrutura (material e de pessoal) e à má qualidade das normas, sendo necessário repensar o sistema.pt_BRFortaleza, 2014. 43p.Razoável duração do processoAção penalPrazo objetivoEsmecEscola Superior da Magistratura do Estado do CearáA Idéia de razoável duração no processo penal brasileiro : é possível estabelecer um prazo objetivo para a ação penal?Monografia
institution TJCE
collection TJCE
language Português
topic Razoável duração do processo
Ação penal
Prazo objetivo
Esmec
Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará
spellingShingle Razoável duração do processo
Ação penal
Prazo objetivo
Esmec
Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará
Lima, Diego Monteiro Maciel
A Idéia de razoável duração no processo penal brasileiro : é possível estabelecer um prazo objetivo para a ação penal?
description Monografia apresentada ao curso de Especialização em Processo Penal da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará como requisito parcial necessário à obtenção do grau de especialista em Direito. Orientador: Prof. M. Sc. Michel Pinheiro.
format Monografia
author Lima, Diego Monteiro Maciel
title A Idéia de razoável duração no processo penal brasileiro : é possível estabelecer um prazo objetivo para a ação penal?
title_short A Idéia de razoável duração no processo penal brasileiro : é possível estabelecer um prazo objetivo para a ação penal?
title_full A Idéia de razoável duração no processo penal brasileiro : é possível estabelecer um prazo objetivo para a ação penal?
title_fullStr A Idéia de razoável duração no processo penal brasileiro : é possível estabelecer um prazo objetivo para a ação penal?
title_full_unstemmed A Idéia de razoável duração no processo penal brasileiro : é possível estabelecer um prazo objetivo para a ação penal?
title_sort idéia de razoável duração no processo penal brasileiro : é possível estabelecer um prazo objetivo para a ação penal?
publisher Fortaleza, 2014. 43p.
publishDate 2014
url http://hdl.handle.net/123456789/652
_version_ 1673261208832049152
score 12,453122