Diário da Constituinte [gravação de vídeo] : [programa n. 198]

Fundo da Assembleia Nacional Constituinte 1987/88 - Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação, Coordenação de Arquivo.

Tipo de documento: Vídeo
Idioma: Português
Publicado em: Radiobrás 2014
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bd.camara.leg.br:bdcamara-19559
recordtype cd
spelling oai:bd.camara.leg.br:bdcamara-195592014-12-11T02:01:29Z Diário da Constituinte [gravação de vídeo] : [programa n. 198] Constituição, história, Brasil, 1987-1988 Brasil. Assembleia Nacional Constituinte (1987) União estável, Brasil Direitos e garantias individuais, Brasil Fundo da Assembleia Nacional Constituinte 1987/88 - Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação, Coordenação de Arquivo. A Igreja faz uma avaliação da Assembleia Nacional Constituinte. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) houve muitos progressos sociais e é na questão da ordem econômica que estão os maiores conflitos. Em relação à família a Igreja defende o casamento indissolúvel, mas apresentou uma emenda pedindo que o Estado reconheça toda a união estável de casais. Dom Jayme Chemello diz que, sem a união estável, não há sequer a possibilidade da educação. O Presidente da ANC Ulysses Guimarães apresenta dados estatísticos sobre o trabalho da Constituinte. Os direitos dos cidadãos na nova Carta foram discutidos por estudantes e constituintes na Universidade de Brasília (UNB). João Gilberto, ex-Deputado e Presidente do Centro de Acompanhamento da Constituinte, avalia que o projeto começa bem, privilegiando os direitos individuais, sociais, coletivos e políticos dos cidadãos. Lysâneas Maciel (PDT-RJ) defende a proposta de realização de um plebiscito popular para sancionar a Constituição, prevendo ainda que, caso a nova Carta não seja aprovada pela população, os constituintes perderão suas funções. Quatro constituintes foram verificar denúncia de mortes por causa de disputa de terras na região do Bico do Papagaio, no sul do Pará. Raquel Capiberibe (PMDB-AP) considera estarrecedora a realidade encontrada na região, caracterizada pela violência dos próprios órgãos de governo, da própria polícia. Ademir Andrade (PMDB-PA) diz que apoia a emenda popular em favor de uma reforma agrária, para evitar a continuação da violência no país. 2014-12-09T16:50:57Z 2014-12-09T16:50:57Z 1987-08-26 video http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/19559 pt_BR 05:09 min. Vídeo/wmv image/png Radiobrás
institution Câmara dos Deputados
collection Câmara dos Deputados
language Português
topic Constituição, história, Brasil, 1987-1988
Brasil. Assembleia Nacional Constituinte (1987)
União estável, Brasil
Direitos e garantias individuais, Brasil
spellingShingle Constituição, história, Brasil, 1987-1988
Brasil. Assembleia Nacional Constituinte (1987)
União estável, Brasil
Direitos e garantias individuais, Brasil
Diário da Constituinte [gravação de vídeo] : [programa n. 198]
description Fundo da Assembleia Nacional Constituinte 1987/88 - Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação, Coordenação de Arquivo.
format Vídeo
title Diário da Constituinte [gravação de vídeo] : [programa n. 198]
title_short Diário da Constituinte [gravação de vídeo] : [programa n. 198]
title_full Diário da Constituinte [gravação de vídeo] : [programa n. 198]
title_fullStr Diário da Constituinte [gravação de vídeo] : [programa n. 198]
title_full_unstemmed Diário da Constituinte [gravação de vídeo] : [programa n. 198]
title_sort diário da constituinte [gravação de vídeo] : [programa n. 198]
publisher Radiobrás
publishDate 2014
url http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/19559
_version_ 1811280782776336384
score 12,572524