A importância da linguagem direta e clara no texto jurídico

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos.

Autor principal: Souza, Regina Maria Cerqueira de
Outros Autores: Godoy, Maria Carolina de
Tipo de documento: Trabalho Acadêmico
Idioma: Português
Publicado em: O Autor 2010
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.9549_4:oai::41936
recordtype TRF3
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.9549_4:oai::419362024-05-27 A importância da linguagem direta e clara no texto jurídico Souza, Regina Maria Cerqueira de Godoy, Maria Carolina de 340.113 Linguagem jurídica Poder Judiciário Simplificação Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R) Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, 2010 Com o objetivo de colaborar para uma mais eficiente prestação jurisdicional a que todo cidadão tem direito, realizamos este trabalho, que visa levar o profissional do Direito a uma reflexão sobre a importância de se elaborar textos jurídicos que se utilizem de uma linguagem clara e direta, para que o jurisdicionado, a quem se destina, em última instância, todo o trabalho judicial, tenha assegurado o seu direito de acessibilidade ao conteúdo jurídico de seu processo, considerando que o acesso à informação já lhe é garantido pela rede mundial de comunicação, à qual a justiça brasileira já se acha integrada. Para tanto, no primeiro capítulo apresentamos uma pesquisa bibliográfica sobre a importância e a elaboração de textos jurídicos, bem como seu caráter, finalidade, principais características de estilo. No segundo, são analisados e discutidos os exemplos colhidos no cotidiano e trazidos para reflexão. Nas considerações finais é feita a apresentação das razões pelas quais é tão relevante o tema da linguagem utilizada no texto jurídico e a importância de sua simplificação, clareza e abordagem direta, especialmente neste século de tantas conquistas na área da comunicação eletrônica, propiciando a democratização da informação. O Autor 2010 Trabalho Acadêmico application/pdf 28p. https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/41936 Português https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/41936
institution TRF 3ª Região / SJSP
collection TRF 3ª Região / SJSP
language Português
topic 340.113
Linguagem jurídica
Poder Judiciário
Simplificação
Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R)
spellingShingle 340.113
Linguagem jurídica
Poder Judiciário
Simplificação
Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R)
Souza, Regina Maria Cerqueira de
A importância da linguagem direta e clara no texto jurídico
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos.
author2 Godoy, Maria Carolina de
format Trabalho Acadêmico
author Souza, Regina Maria Cerqueira de
title A importância da linguagem direta e clara no texto jurídico
title_short A importância da linguagem direta e clara no texto jurídico
title_full A importância da linguagem direta e clara no texto jurídico
title_fullStr A importância da linguagem direta e clara no texto jurídico
title_full_unstemmed A importância da linguagem direta e clara no texto jurídico
title_sort importância da linguagem direta e clara no texto jurídico
publisher O Autor
publishDate 2010
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/41936
_version_ 1847801183879561216
score 12,572395