A importância da linguagem acessível em petições iniciais

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos.

Autor principal: Felipe, Marcelo Freitas de
Outros Autores: Pucca, Rafaella Berto
Tipo de documento: Trabalho Acadêmico ou TCC
Idioma: Português
Publicado em: O Autor 2008
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.9549_4:oai::42196
recordtype TRF3
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.9549_4:oai::421962024-02-15 A importância da linguagem acessível em petições iniciais Felipe, Marcelo Freitas de Pucca, Rafaella Berto 340.113 Linguagem jurídica Petição inicial Argumentação jurídica Coesão Coerência Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R) Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, 2008 Para entender a importância da linguagem forense é preciso compreender, inicialmente, o próprio conceito de linguagem e sua importância no âmbito social para, enfim, entender como produzir um texto jurídico, cujo objetivo é defender direitos ou buscar a solução de conflitos perante o Poder Judiciário. O presente trabalho, em seus três capítulos iniciais, aborda a questão da linguagem, sua importância para acessar a justiça e alguns comentários sobre a linguagem própria dos tribunais, ou seja, a linguagem forense. No capítulo seguinte, foi feita uma breve exposição sobre a petição inicial e seus requisitos, lembrando ser esta o principal texto jurídico da ação judicial. Os capítulos 4 e 5 cuidam dos aspectos relacionados ao desenvolvimento da estrutura do texto, como a argumentação, a coesão e a coerência. Por fim, foi examinada a prolixidade da linguagem jurídica e a real necessidade do uso de termos rebuscados, bem como o emprego de expressões estrangeiras nas petições judiciais. Assim, longe de se pretender esgotar o tema, conforme apresentado nas considerações finais, apenas reunimos algumas idéias sobre como produzir uma petição judicial apta a demonstrar com clareza os anseios de quem pleiteia algum direito perante o Poder Judiciário. O Autor 2008 Trabalho Acadêmico ou TCC application/pdf [27]p. https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/42196 Português https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/42196
institution TRF 3ª Região / SJSP
collection TRF 3ª Região / SJSP
language Português
topic 340.113
Linguagem jurídica
Petição inicial
Argumentação jurídica
Coesão
Coerência
Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R)
spellingShingle 340.113
Linguagem jurídica
Petição inicial
Argumentação jurídica
Coesão
Coerência
Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R)
Felipe, Marcelo Freitas de
A importância da linguagem acessível em petições iniciais
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos.
author2 Pucca, Rafaella Berto
format Trabalho Acadêmico ou TCC
author Felipe, Marcelo Freitas de
title A importância da linguagem acessível em petições iniciais
title_short A importância da linguagem acessível em petições iniciais
title_full A importância da linguagem acessível em petições iniciais
title_fullStr A importância da linguagem acessível em petições iniciais
title_full_unstemmed A importância da linguagem acessível em petições iniciais
title_sort importância da linguagem acessível em petições iniciais
publisher O Autor
publishDate 2008
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/42196
_version_ 1847800598327459840
score 12,572395