Relativização da coisa julgada em ação de aposentadoria por idade rural

Monografia apresentada no Curso de Pós- Graduação Latu Sensu da Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus, como requisito parcial para obtenção de título de especialização em Direito Previdenciário, sob orientação da Professora Fabiana Camargo.

Autor principal: Ribeiro, Heriveltton Peixoto
Outros Autores: Camargo, Fabiana Regina
Tipo de documento: Trabalho Acadêmico
Idioma: Português
Publicado em: O Autor 2013
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.9549_4:oai::42341
recordtype TRF3
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.9549_4:oai::423412024-10-23 Relativização da coisa julgada em ação de aposentadoria por idade rural Ribeiro, Heriveltton Peixoto Camargo, Fabiana Regina 34:368.4 Trabalhador rural Aposentadoria por idade Relativização da coisa julgada Aposentadoria rural Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R) Monografia apresentada no Curso de Pós- Graduação Latu Sensu da Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus, como requisito parcial para obtenção de título de especialização em Direito Previdenciário, sob orientação da Professora Fabiana Camargo. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus, São José dos Campos, 2013 Este trabalho busca evidenciar a possibilidade de relativização da coisa julgada na ação de aposentadoria por idade rural, a fim de se viabilizar o gozo pelo trabalhador rural idoso de aposentadoria que o ampare materialmente na velhice. Busca-se evidenciar, portanto, o valor do tema referente à coisa julgada em ações de concessão de aposentadoria por idade rural e a relativização da coisa julgada. O tema será introduzido com abordagem dos aspectos gerais e peculiares da aposentadoria por idade aos trabalhadores rurais e da coisa julgada. Enfim, o objetivo do presente trabalho é abordar dois direitos que se contrapõem no ordenamento jurídico pátrio numa determinada situação, quais sejam, o direito constitucional à aposentadoria por idade e a relevância da segurança jurídica que se concretiza na denominada coisa julgada. As posições doutrinárias acerca do tema serão abordadas amplamente, culminando especificamente acerca do direito ao gozo de aposentadoria por idade do trabalhador rural em confronto com a segurança jurídica, em razão de chamada coisa julgada. Finalmente, restará explanado que se manifesta apropriado o acréscimo das situações legalmente previstas acerca da flexibilização da coisa julgada, em virtude do direito ao recebimento pelo trabalhador rural da aposentadoria por idade considerada sua idade avançada e o efetivo exercício do trabalho rural pelo período equivalente à carência necessária ao gozo do benefício, apresentando a possibilidade de ajuizamento de nova ação devidamente instruída com o início de prova material necessário a comprovar o alegado labor rural em regime de economia familiar, a ser corroborado por prova testemunhal. O Autor 2013 Trabalho Acadêmico application/pdf 66p. https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/42341 Português https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/42341
institution TRF 3ª Região / SJSP
collection TRF 3ª Região / SJSP
language Português
topic 34:368.4
Trabalhador rural
Aposentadoria por idade
Relativização da coisa julgada
Aposentadoria rural
Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R)
spellingShingle 34:368.4
Trabalhador rural
Aposentadoria por idade
Relativização da coisa julgada
Aposentadoria rural
Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R)
Ribeiro, Heriveltton Peixoto
Relativização da coisa julgada em ação de aposentadoria por idade rural
description Monografia apresentada no Curso de Pós- Graduação Latu Sensu da Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus, como requisito parcial para obtenção de título de especialização em Direito Previdenciário, sob orientação da Professora Fabiana Camargo.
author2 Camargo, Fabiana Regina
format Trabalho Acadêmico
author Ribeiro, Heriveltton Peixoto
title Relativização da coisa julgada em ação de aposentadoria por idade rural
title_short Relativização da coisa julgada em ação de aposentadoria por idade rural
title_full Relativização da coisa julgada em ação de aposentadoria por idade rural
title_fullStr Relativização da coisa julgada em ação de aposentadoria por idade rural
title_full_unstemmed Relativização da coisa julgada em ação de aposentadoria por idade rural
title_sort relativização da coisa julgada em ação de aposentadoria por idade rural
publisher O Autor
publishDate 2013
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/42341
_version_ 1847801852408627200
score 12,572395