O livro didático, o mercado editorial e os sistemas de ensino apostilados
"Os programas federais de aquisição e distribuição de material didático têm importância indiscutível para a educação brasileira e vêm sendo consolidados, expandidos e aprimorados ao longo dos últimos anos. Este artigo apresenta as características desses programas e seus mecanismos de execução,...
Autor principal: | Britto, Tatiana Feitosa de |
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Tipo de documento: | Texto |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Brasília : Senado Federal, Consultoria Legislativa
2011
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Resumo: |
"Os programas federais de aquisição e distribuição de material didático têm importância indiscutível para a educação brasileira e vêm sendo consolidados, expandidos e aprimorados ao longo dos últimos anos. Este artigo apresenta as características desses programas e seus mecanismos de execução, com especial ênfase no processo de avaliação pedagógica das obras. Além disso, discute e contextualiza sua importância para o mercado editorial e aborda a introdução de sistemas apostilados em algumas redes de ensino, em substituição aos livros adquiridos pelo Governo Federal. Nas conclusões, o texto apresenta sugestões para o aperfeiçoamento dessa política pública e argumenta que o fortalecimento institucional dos programas de material didático passa pelo acompanhamento de sua execução pelo Congresso Nacional e pela sociedade, alertando, contudo, para o risco de que se restrinja o debate a questões pedagógicas e didáticas, próprias de educadores e especialistas." |
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