Nexo causal como realidade normativa e presunção de causalidade na responsabilidade civil

Este trabalho acadêmico faz parte do Programa de Concessão de Bolsas de Pós-graduação Lato sensu e Stricto Sensu no Superior Tribunal de Justiça.

Autor principal: Novaes, Domingos Riomar
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: 2016
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_15:oai:localhost:2011-106440
recordtype stj
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_15:oai:localhost:2011-1064402024-05-28 Nexo causal como realidade normativa e presunção de causalidade na responsabilidade civil Novaes, Domingos Riomar Responsabilidade civil Nexo causal Amianto Fumo (planta) Imputabilidade (direito civil) Nexo de imputação Nexo de causalidade Presunção de causalidade Asbesto Tabaco Este trabalho acadêmico faz parte do Programa de Concessão de Bolsas de Pós-graduação Lato sensu e Stricto Sensu no Superior Tribunal de Justiça. Busca evidenciar que o critério naturalístico subjacente às teorias tradicionais do nexo causal (equivalência dos antecedentes causais, causalidade adequada, dano direto e imediato, etc.) não é suficiente para realizar o princípio da ampla reparação da vítima, pois cria, em desfavor desta, o ônus processual muitas vezes intransponível de comprovar, em caráter definitivo, a existência de uma relação fática de causa e efeito entre a conduta do responsável e o resultado danoso. Sobretudo em uma Sociedade de Risco, na qual se multiplicam os danos sujeitos a causas incertas, o dogma, segundo o qual a causalidade deve ser sempre comprovada nos autos, precisa ceder espaço, em certos casos, ao estabelecimento de presunções de causalidade. Para se alcançar essa conclusão, é necessário perceber, em primeiro lugar, que a causa de determinado dano não constitui, para o Direito, uma realidade fática, mas normativa. Em rigor, o nexo causal é, antes de tudo, o vínculo valorado pelo Direito como suficiente para que se dê a imputação do dever de indenizar. O próprio ordenamento positivo contempla situações em que essa imputação se estabelece na ausência de uma relação estritamente causal. Há hipóteses, ainda, em que o legislador, conquanto pressuponha a existência de uma causalidade natural, dispensa a sua comprovação para atribuir o dever de indenizar, satisfazendo-se com a mera probabilidade de que a conduta inquinada seja a causa natural do dano. Assentadas as premissas de que o nexo causal constitui uma realidade normativa e de que existem hipóteses de causalidade presumida consolidadas no próprio sistema jurídico, cumpre ao intérprete examinar se os problemas de causalidade complexa, em que a comprovação de uma causalidade natural se revela até mesmo impossível, não podem ser também equacionados por meio de uma presunção. Superior Tribunal de Justiça (STJ). 2016-11-25T20:33:27Z 2016-11-25T20:33:27Z 2016 Dissertação http://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/106440 pt-BR open access
institution STJ
collection STJ
language Português
topic Responsabilidade civil
Nexo causal
Amianto
Fumo (planta)
Imputabilidade (direito civil)
Nexo de imputação
Nexo de causalidade
Presunção de causalidade
Asbesto
Tabaco
spellingShingle Responsabilidade civil
Nexo causal
Amianto
Fumo (planta)
Imputabilidade (direito civil)
Nexo de imputação
Nexo de causalidade
Presunção de causalidade
Asbesto
Tabaco
Novaes, Domingos Riomar
Nexo causal como realidade normativa e presunção de causalidade na responsabilidade civil
description Este trabalho acadêmico faz parte do Programa de Concessão de Bolsas de Pós-graduação Lato sensu e Stricto Sensu no Superior Tribunal de Justiça.
format Dissertação
author Novaes, Domingos Riomar
title Nexo causal como realidade normativa e presunção de causalidade na responsabilidade civil
title_short Nexo causal como realidade normativa e presunção de causalidade na responsabilidade civil
title_full Nexo causal como realidade normativa e presunção de causalidade na responsabilidade civil
title_fullStr Nexo causal como realidade normativa e presunção de causalidade na responsabilidade civil
title_full_unstemmed Nexo causal como realidade normativa e presunção de causalidade na responsabilidade civil
title_sort nexo causal como realidade normativa e presunção de causalidade na responsabilidade civil
publishDate 2016
url http://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/106440
_version_ 1806208652062752768
score 12,572395