O Princípio da insignificância e as circunstâncias de caráter pessoal

Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal.

Autor principal: Castro, Graciela de Andrade Cintra
Tipo de documento: TCC/Especialização
Idioma: Português
Publicado em: 2010
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_15:oai:localhost:2011-34694
recordtype stj
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_15:oai:localhost:2011-346942024-05-28 O Princípio da insignificância e as circunstâncias de caráter pessoal Castro, Graciela de Andrade Cintra Princípio da insignificância, Brasil Bem jurídico, Brasil Tipicidade (direito penal), Brasil Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal. Expõe sobre o princípio da insignificância, que é utilizado como instrumento de interpretação restritiva do Direito Penal, onde a regra é tratar como crime somente situações que ofendam o bem jurídico de forma relevante e intolerável do ponto de vista social. Busca evitar que o Poder Judiciário seja sobrecarregado com crimes de pouca relevância. Analisa os elementos que são considerados quando da aplicação do princípio da insignificância para a exclusão da tipicidade material, bem como avaliar se as circunstâncias de caráter pessoal são levadas em consideração no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. Concluiu que o princípio da insignificância deve ser aplicado somente após a análise do desvalor da ação e do desvalor do resultado, sendo equivocada a análise do desvalor da culpabilidade para sua aplicação. Por fim, se verificou que, no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, atualmente, está consolidado o entendimento no sentido de que a existência de condições pessoais desfavoráveis, tais como maus antecedentes, reincidência ou ações penais em curso, não impedem a aplicação do referido princípio. Superior Tribunal de Justiça (STJ). 2010-12-07T21:00:50Z 2010-12-07T21:00:50Z 2010 TCC/Especialização CASTRO, Graciela de Andrade Cintra. O Princípio da insignificância e as circunstâncias de caráter pessoal. 2010. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal) - Uniceub, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/34694>. Acesso em: 7 dez. 2010. http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/34694 pt_BR open access
institution STJ
collection STJ
language Português
topic Princípio da insignificância, Brasil
Bem jurídico, Brasil
Tipicidade (direito penal), Brasil
spellingShingle Princípio da insignificância, Brasil
Bem jurídico, Brasil
Tipicidade (direito penal), Brasil
Castro, Graciela de Andrade Cintra
O Princípio da insignificância e as circunstâncias de caráter pessoal
description Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal.
format TCC/Especialização
author Castro, Graciela de Andrade Cintra
title O Princípio da insignificância e as circunstâncias de caráter pessoal
title_short O Princípio da insignificância e as circunstâncias de caráter pessoal
title_full O Princípio da insignificância e as circunstâncias de caráter pessoal
title_fullStr O Princípio da insignificância e as circunstâncias de caráter pessoal
title_full_unstemmed O Princípio da insignificância e as circunstâncias de caráter pessoal
title_sort o princípio da insignificância e as circunstâncias de caráter pessoal
publishDate 2010
url http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/34694
_version_ 1806208735871238144
score 12,572395