Avaliação para expansão do uso de software livre no Superior Tribunal de Justiça - STJ

Trabalho apresentado em cumprimento às exigências acadêmicas parciais do curso de pós-graduação lato sensu em gerenciamento de Projetos / PMBOK para a obtenção do grau de Especialista.

Principais autores: Cavalcanti, Dorval Pacheco, Castro, Victor Marcus de Oliveira
Tipo de documento: TCC/Especialização
Idioma: Português
Publicado em: 2011
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_15:oai:localhost:2011-36818
recordtype stj
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_15:oai:localhost:2011-368182024-05-28 Avaliação para expansão do uso de software livre no Superior Tribunal de Justiça - STJ Cavalcanti, Dorval Pacheco Castro, Victor Marcus de Oliveira Software livre, Brasil Tribunal superior, modernização, Brasil Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) Trabalho apresentado em cumprimento às exigências acadêmicas parciais do curso de pós-graduação lato sensu em gerenciamento de Projetos / PMBOK para a obtenção do grau de Especialista. Aborda um processo de avaliação para adoção de software livre numa instituição pública de renome nacional, desde o estabelecimento de uma equipe formal por meio de uma portaria até a elaboração final de um documento estabelecendo diretrizes ao uso de Software Livre no Superior Tribunal de Justiça. A experiência contou também com o apoio de colaboradores de outros entes públicos e empresas privadas, demonstrando que o conceito por traz do software livre redunda fortemente no compartilhamento de soluções. Comenta que os estados, vários Municípios, Tribunais, Ministérios e diversas outras instituições públicas estão avançando na utilização de software livre e conseguindo vantagens muito além da simples economia financeira que esse modelo de desenvolvimento de software tem proporcionado. O STJ iniciou sua jornada à algum tempo e agora esta registrando o trabalho feito para o avanço do uso de software livre através da avaliação de novas ferramentas, dentro de um contexto de estudos, testes, homologação, orientação e treinamento, sempre trabalhando dentro da filosofia de contribuir com a comunidade, sejam leigos, profissionais ou empresas. Superior Tribunal de Justiça (STJ). 2011-04-07T13:48:59Z 2011-04-07T13:48:59Z 2007 TCC/Especialização CAVALCANTI, Dorval Pacheco; CASTRO, Victor Marcus de Oliveira. Avaliação para expansão do uso de software livre no Superior Tribunal de Justiça. 2007. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gerenciamento de Projetos / PMBOK) – Faculdades Integradas Unicesp, Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/36818>. Acesso em: 17 mar. 2011. http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/36818 pt_BR open access
institution STJ
collection STJ
language Português
topic Software livre, Brasil
Tribunal superior, modernização, Brasil
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
spellingShingle Software livre, Brasil
Tribunal superior, modernização, Brasil
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Cavalcanti, Dorval Pacheco
Castro, Victor Marcus de Oliveira
Avaliação para expansão do uso de software livre no Superior Tribunal de Justiça - STJ
description Trabalho apresentado em cumprimento às exigências acadêmicas parciais do curso de pós-graduação lato sensu em gerenciamento de Projetos / PMBOK para a obtenção do grau de Especialista.
format TCC/Especialização
author Cavalcanti, Dorval Pacheco
Castro, Victor Marcus de Oliveira
title Avaliação para expansão do uso de software livre no Superior Tribunal de Justiça - STJ
title_short Avaliação para expansão do uso de software livre no Superior Tribunal de Justiça - STJ
title_full Avaliação para expansão do uso de software livre no Superior Tribunal de Justiça - STJ
title_fullStr Avaliação para expansão do uso de software livre no Superior Tribunal de Justiça - STJ
title_full_unstemmed Avaliação para expansão do uso de software livre no Superior Tribunal de Justiça - STJ
title_sort avaliação para expansão do uso de software livre no superior tribunal de justiça - stj
publishDate 2011
url http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/36818
_version_ 1806208747179081728
score 12,572395