Visibilidade pública dos direitos trabalhistas: a contribuição das notícias com referência ao Ministério Público do Trabalho

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para aprovação no Curso de Especialização Lato Sensu Assessoria em Comunicação Pública, do Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientação: Prof. Antônio Barros

Autor principal: Alves, Jeanne Anulino Rodrigues
Tipo de documento: TCC/Especialização
Idioma: Português
Publicado em: 2007
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spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_2011_17:oai:localhost:2011-101942024-05-28 Visibilidade pública dos direitos trabalhistas: a contribuição das notícias com referência ao Ministério Público do Trabalho Alves, Jeanne Anulino Rodrigues Brasil. Ministério Público Justiça do trabalho Comunicação Comunicação pública Comunicação governamental Direitos trabalhistas Imprensa Análise de conteúdo Imagem Investigação Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para aprovação no Curso de Especialização Lato Sensu Assessoria em Comunicação Pública, do Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientação: Prof. Antônio Barros O Ministério Público do Trabalho tem por competência constitucional a defesa dos trabalhadores quando irregularidades atingem a coletividade, e vários casos são divulgados diariamente. Este trabalho pretende verificar se as notícias publicadas na mídia com referência ao Ministério Público do Trabalho atendem o interesse público, a partir do conceito de comunicação pública, especificamente sobre a informação a respeito de direitos trabalhistas. Analisamos se a instituição e seus representantes estão envolvidos na informação de toda a sociedade, para que novos casos de abuso aos trabalhadores não voltem a acontecer. Caracterizamos a comunicação feita pelas organizações públicas e discutimos o conceito específico de comunicação pública, aproximando-o das características de comunicação governamental. Para contextualizar a situação do trabalhador atualmente falamos sobre a evolução dos direitos trabalhistas no Brasil e chegamos a uma das instituições responsáveis por sua defesa: o Ministério Público do Trabalho. Foram analisadas notícias de jornais impressos e de websites de um fim de semana de cada mês no ano de 2005. Este ano foi escolhido por ser o mais atual, depois da eliminação natural de 2006, quando o período eleitoral deve ter influenciado o noticiário nacional. Utilizamos a análise de conteúdo para verificar as principais características que compõem essas notícias. A pesquisa qualitativa foi associada à quantitativa e o material foi dividido em categorias para facilitar a análise. Um dos destaques é a maneira como o Ministério Público do Trabalho aparece nas matérias: se os membros são consultados enquanto fontes ou se a instituição é apenas citada. A conclusão é que a instituição ainda não tem “voz”, isto é, seus integrantes não têm espaço para falar ao público. A hipótese de que a maior parte das matérias contribui para a informação dos trabalhadores não foi confirmada, mas um resultado importante mostra que, quando os Procuradores aparecem, há esclarecimentos relevantes sobre o caso, que podem ser estendidos para informação de toda a sociedade. Outro aspecto interessante foi notar tantas matérias publicadas tendo por base um Procurador como fonte única. Também abordamos a fase da atuação que é mostrada nas notícias e impressionou ver que, apesar das decisões judiciais estarem em primeiro lugar no ranking, as investigações vêm em seguida, apesar de não ser unânime a opção por sua divulgação. Analisamos ainda a imagem do Ministério Público do Trabalho e sugerimos estratégias para melhorar as ações de comunicação feitas pela instituição. 2007-11-13T16:02:25Z 2007-11-13T16:02:25Z 2007-11-13T16:02:25Z TCC/Especialização http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/10194 pt_BR open access 800819 bytes application/pdf
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