Por que os institutos de pesquisas são criticados?

Mostra como a divulgação exclusiva pelos veículos de comunicação da intenção de voto tradicional descredibiliza os institutos de pesquisas. Mostrase, teoricamente e empiricamente, que os votantes são líquidos, ou seja, estão a caminhar pela trajetória e sofrem influências diversas. Quando os veículo...

ver mais

Autor principal: Oliveira, Adriano
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2022
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.col_bdtse_4134:oai:localhost:bdtse-11105
recordtype tse
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.col_bdtse_4134:oai:localhost:bdtse-111052024-10-14 Por que os institutos de pesquisas são criticados? Oliveira, Adriano Tribunal Superior Eleitoral Pesquisa eleitoral Intenção Voto Eleitor Mostra como a divulgação exclusiva pelos veículos de comunicação da intenção de voto tradicional descredibiliza os institutos de pesquisas. Mostrase, teoricamente e empiricamente, que os votantes são líquidos, ou seja, estão a caminhar pela trajetória e sofrem influências diversas. Quando os veículos de comunicação divulgam apenas a intenção de voto tradicional, eles não apresentam o porcentual de eleitores que ainda não definiram a sua escolha. Estes, por sua vez, podem se movimentar até o dia da eleição e contrariar a previsibilidade da intenção de voto. Nesse caso, o porcentual da pesquisa não é semelhante ao da urna eleitoral, por isso os institutos de pesquisas sofrem críticas e descredibilização. Este artigo apresenta alternativa à intenção de voto com o objetivo de assegurar a credibilidade das empresas de pesquisas. 2022-12-12T20:00:25Z 2022-12-12T20:00:25Z 2022 Artigo DOi: https://doi.org/10.57025/9786587461168_oli.adr OLIVEIRA, Adriano. Por que os institutos de pesquisas são criticados? In: BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Sistematização das normas eleitorais: eixo temático III: propaganda eleitoral e correlatos. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, 2022. (Coleção SNE. Fase II ; v. 4). p. 55-72. DOi: https://doi.org/10.57025/9786587461168_oli.adr. http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/11105 pt_BR Sistematização das normas eleitorais : eixo temático III : propaganda eleitoral e correlatos https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/10320 18 p.
institution TSE
collection TSE
language Português
topic Pesquisa eleitoral
Intenção
Voto
Eleitor
spellingShingle Pesquisa eleitoral
Intenção
Voto
Eleitor
Oliveira, Adriano
Por que os institutos de pesquisas são criticados?
description Mostra como a divulgação exclusiva pelos veículos de comunicação da intenção de voto tradicional descredibiliza os institutos de pesquisas. Mostrase, teoricamente e empiricamente, que os votantes são líquidos, ou seja, estão a caminhar pela trajetória e sofrem influências diversas. Quando os veículos de comunicação divulgam apenas a intenção de voto tradicional, eles não apresentam o porcentual de eleitores que ainda não definiram a sua escolha. Estes, por sua vez, podem se movimentar até o dia da eleição e contrariar a previsibilidade da intenção de voto. Nesse caso, o porcentual da pesquisa não é semelhante ao da urna eleitoral, por isso os institutos de pesquisas sofrem críticas e descredibilização. Este artigo apresenta alternativa à intenção de voto com o objetivo de assegurar a credibilidade das empresas de pesquisas.
author2 Tribunal Superior Eleitoral
format Artigo
author Oliveira, Adriano
title Por que os institutos de pesquisas são criticados?
title_short Por que os institutos de pesquisas são criticados?
title_full Por que os institutos de pesquisas são criticados?
title_fullStr Por que os institutos de pesquisas são criticados?
title_full_unstemmed Por que os institutos de pesquisas são criticados?
title_sort por que os institutos de pesquisas são criticados?
publishDate 2022
url http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/11105
_version_ 1812921123553148928
score 12,572395