Não foi como o esperado : análise do efeito de ciclos fiscais sobre chances de reeleição de governadores no Brasil (1998-2010)

Qual o efeito dos gastos públicos sobre as chances de reeleição de governadores no Brasil? Segundo a literatura clássica, existe um efeito positivo da incumbência sobre as chances de reeleição, que age através do mecanismo de reconhecimento do candidato. Adicionalmente, incumbentes têm certa discric...

ver mais

Principais autores: Torres, Marcus Vinícius De Sá, Cunha, Matheus Silva
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Español
Publicado em: 2023
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Qual o efeito dos gastos públicos sobre as chances de reeleição de governadores no Brasil? Segundo a literatura clássica, existe um efeito positivo da incumbência sobre as chances de reeleição, que age através do mecanismo de reconhecimento do candidato. Adicionalmente, incumbentes têm certa discricionariedade sobre o orçamento, podendo controlar o volume de gastos públicos a fim de ganhar votos na eleição futura. Este trabalho testa a hipótese de que incumbentes possuem um raciocínio prospectivo. Ou seja, eles condicionam o total de gastos com o objetivo de ganhar as próximas eleições. Metodologicamente, empregamos estatística descritiva das variáveis, correlação de Pearson e uma regressão logística.. Os resultados preliminares indicam que os gastos públicos não são relevantes para explicar a reeleição dos governadores.