A Aliança Liberal no estado do Paraná : composição do núcleo dirigente, desempenho eleitoral e destinos políticos de suas lideranças (1929-1930)

Desenvolve-se uma investigação acerca da estrutura interna e do desempenho eleitoral da Aliança Liberal (AL) no Paraná. Nesse estado, as atividades da agremiação abrangeram os anos de 1929 a 1930. Por meio de um estudo de caso, o objetivo desta análise é produzir conhecimento sobre as formas de ação...

ver mais

Autor principal: Gomes, Sandro Aramis Richter
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2023
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Desenvolve-se uma investigação acerca da estrutura interna e do desempenho eleitoral da Aliança Liberal (AL) no Paraná. Nesse estado, as atividades da agremiação abrangeram os anos de 1929 a 1930. Por meio de um estudo de caso, o objetivo desta análise é produzir conhecimento sobre as formas de ação política de oposicionistas nos anos finais da Primeira República. Há quatro argumentos sustentados neste trabalho. Primeiro, é evidenciado que, no Paraná, a AL era controlada por egressos do partido governista. Segundo, compete demonstrar que ela atingiu um grau de competitividade eleitoral superior ao dos partidos estaduais que existiram naquele estado nos anos 1920. Terceiro, destaca-se que a vida interna da unidade paranaense da AL era pouco estável. Os membros do núcleo dirigente do partido não demoraram a se cindir. Em quarto lugar, convém salientar que, no início dos anos 1930, uma parte dos gestores dessa agremiação atuou no campo oposicionista. O ingresso desses correligionários no grupo situacionista ocorreu no período pouco anterior ao advento do Estado Novo.