Resumo: |
À guisa de ensaio, o artigo tem como objetivo refletir acerca da ideia de liderança política,
na democracia contemporânea, em sua relação com a conquista e a manutenção
do poder a partir dos veículos de comunicação. Parte-se do pressuposto de que os meios
estruturam um novo espaço público e possibilitam a constituição de um inédito estilo
de liderança que, a modo de tipo ideal, estamos chamando aqui de liderança midiática,
pois sua emergência - e permanência - está apoiada no uso das mídias. Ele (ela) pode
ser selecionado (a) durante o processo eleitoral ou simplesmente possuir a capacidade de
influenciar nesse processo. Pode não ser originariamente do campo político, entretanto,
aqui se busca pensar no novo comportamento dos atores políticos partidários, em metamorfose
que acompanha a do governo representativo. Para tal exercício, serão importantes,
entre outros, as noções de campo político de Bourdieu; democracia de público, de
Manin; e conceitos da análise de discurso de vertente estruturalista francesa.
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