Liderança política midiática : notas sobre o caso brasileiro

À guisa de ensaio, o artigo tem como objetivo refletir acerca da ideia de liderança política, na democracia contemporânea, em sua relação com a conquista e a manutenção do poder a partir dos veículos de comunicação. Parte-se do pressuposto de que os meios estruturam um novo espaço público e possibil...

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Principais autores: Alves, Mércia, Martins, Joyce Miranda Leão, Martinho, Silvana Gobbi
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2023
Assuntos:
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Resumo: À guisa de ensaio, o artigo tem como objetivo refletir acerca da ideia de liderança política, na democracia contemporânea, em sua relação com a conquista e a manutenção do poder a partir dos veículos de comunicação. Parte-se do pressuposto de que os meios estruturam um novo espaço público e possibilitam a constituição de um inédito estilo de liderança que, a modo de tipo ideal, estamos chamando aqui de liderança midiática, pois sua emergência - e permanência - está apoiada no uso das mídias. Ele (ela) pode ser selecionado (a) durante o processo eleitoral ou simplesmente possuir a capacidade de influenciar nesse processo. Pode não ser originariamente do campo político, entretanto, aqui se busca pensar no novo comportamento dos atores políticos partidários, em metamorfose que acompanha a do governo representativo. Para tal exercício, serão importantes, entre outros, as noções de campo político de Bourdieu; democracia de público, de Manin; e conceitos da análise de discurso de vertente estruturalista francesa.