O uso das mídias sociais é um bom preditor do sucesso eleitoral dos candidatos? Uma análise das campanhas on-line dos vereadores das capitais das regiões sul, sudeste, e nordeste do Brasil no pleito de outubro de 2012

O objetivo deste trabalho é avaliar se o uso de certas mídias sociais (especialmente twitter e facebook) pode ser considerado um bom preditor da taxa de eleição e de reeleição dos candidatos a vereador nas capitais de alguns dos principais estados brasileiros, bem como das características gerais de...

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Autor principal: Braga, Sérgio Soares
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2024
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Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar se o uso de certas mídias sociais (especialmente twitter e facebook) pode ser considerado um bom preditor da taxa de eleição e de reeleição dos candidatos a vereador nas capitais de alguns dos principais estados brasileiros, bem como das características gerais de sua campanha eleitoral. Para tanto, cruzaremos os dados sobre o tipo e o grau de uso das mídias sociais pelos vereadores, com os dados sobre votação dos candidatos nas capitais dos estados das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil no pleito de outubro de 2012. Procuraremos testar duas hipóteses básicas: a) o uso das mídias sociais está positivamente associado a taxas de eleição e reeleição, na medida em que candidatos off-line apresentam visibilidade reduzida para o eleitor bem como reduzidas taxas de eleição e reeleição; b) a intensidade do uso das mídias está associada ao percentual de votos obtidos pelos candidatos.