Tendências de buscas no Google por temas de políticas públicas e eleições no Brasil (2004-2013)
Utilizamos a ferramenta Google Trends para aferir a possível relação entre os assuntos ligados às políticas públicas e os períodos eleitorais. Para tanto traçamos duas frequências, uma ligada a termos políticos eleitorais (o qual os picos de interesse coincidem com os períodos eleitorais) e outra co...
Principais autores: | Moraes, Thiago Perez Bernardes de, Santos, Romer Mottinha |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2024
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Utilizamos a ferramenta Google Trends para aferir a possível relação entre
os assuntos ligados às políticas públicas e os períodos eleitorais. Para tanto traçamos duas
frequências, uma ligada a termos políticos eleitorais (o qual os picos de interesse coincidem com os
períodos eleitorais) e outra com termos ligados a cinco áreas das políticas públicas, "saúde",
"educação", "transporte", "economia" e "segurança". Nossos resultados mostram que não há
correlação entre o interesse por eleições e por temas ligados a políticas públicas. Em alguma medida
esse resultado é condizente com a teoria da escolha racional, nesse cenário para economizar
recursos (tempo) o eleitor se informa de maneira "econômica". O resultado é também convergente à
teoria psicológica do comportamento eleitoral, que prevê que as ações e preferências políticas
guardam relação com a socialização, nesse caso a apatia e ou falta de interesse em relação aos temas
de políticas públicas pode ter razões culturais. |
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