Eleição e mídia : uma análise empírica da cobertura eleitoral do portal eletrônico do Jornal Gazeta do Povo na eleição à prefeitura da cidade de Curitiba, ano 2012

Os meios de comunicação desempenham papel fundamental na sociedade contemporânea, já que constituem um espaço capaz de promover o debate público e propagar, simultaneamente, conhecimentos múltiplos sobre um mesmo conflito. Atuam também como mediadores em períodos de Campanha Eleitoral por possuírem...

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Principais autores: Pellizzaro, Anne Caroline, Lopes, Laura Sloboda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2016
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Resumo: Os meios de comunicação desempenham papel fundamental na sociedade contemporânea, já que constituem um espaço capaz de promover o debate público e propagar, simultaneamente, conhecimentos múltiplos sobre um mesmo conflito. Atuam também como mediadores em períodos de Campanha Eleitoral por possuírem o alcance eficaz na transmissão do quadro formado por candidatos e propostas, no período que antecede o pleito. Considerando a demanda por informações progressivamente mais ágeis e globalizadas, a internet representa uma nova dinâmica no repasse de notícias. Desta forma, o objetivo do presente artigo é analisar esta nova relação entre mídia e política e qual seu modelo. Logo, pretende-se responder as seguintes perguntas: Qual a cobertura feita pelo Portal Gazeta do Povo durante o período eleitoral? Qual a visibilidade dos principais candidatos à prefeitura no portal? A hipótese é que o espaço dado aos candidatos é distinto, porém equilibrado. O método aqui presente é o quantitativo, sendo utilizados como parâmetros para a pesquisa os meses de julho a outubro de 2012. Os resultados demonstram que houve 378 postagens contendo ao menos o nome de um dos três principais candidatos às eleições municipais para o cargo de Prefeito.