Resumo: |
Esta é uma pesquisa no campo da Internet e Democracia, cujo tema é o uso das redes sociais digitais pelo candidato
Marcelo Freixo em sua campanha para a Prefeitura do Rio de Janeiro em 2012. A intenção foi analisar, por meio do caso
escolhido, possíveis efeitos do uso da Web para a democracia por meio dos seus impactos nos campos da informação
política e transparência da própria campanha; da participação cidadã e do empoderamento cidadão na campanha; e da
promoção do debate público sobre questões relacionadas ao espaço político geográfico para o qual a campanha se dirige.
Com base em uma análise qualitativa e quantitativa do objeto, constatamos um uso bastante focado no objetivo de
engajar e mobilizar os cidadãos em torno da candidatura, com relativa incidência de informação sobre a campanha, mas
baixo incentivo à participação, ao menos via Web, ou à deliberação sobre os problemas da cidade. Nesse contexto,
entendemos que, ainda que campanhas eleitorais não tenham como objetivo contribuir para a democracia, mas vencer
eleições, isso não diminui a importância de analisá-las no campo dos efeitos da comunicação política digital para o
ambiente democrático.
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