As bases sociais e atitudinais da alienação eleitoral no Brasil
Um dos pressupostos centrais da teoria da cultura política é que os sentimentos, crenças e valores políticos da cidadania se materializam em padrões comportamentais. Partindo desses pressupostos mais gerais da teoria da cultura política, esse artigo pretende analisar se o comportamento eleitoral ali...
Autor principal: | Borba, Julian |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Um dos pressupostos centrais da teoria da cultura política é que os sentimentos, crenças e valores políticos da cidadania se materializam em padrões comportamentais. Partindo desses pressupostos mais gerais da teoria da cultura política, esse artigo pretende analisar se o comportamento eleitoral alienado (abstenção, voto branco e voto nulo) pode ser compreendido a partir do uso de indicadores de cultura política. Os poucos trabalhos sobre o tema no Brasil, trataram das bases sócio-econômicas e demográficas da alienação e utilizaram como referência os dados oficiais de comparecimento eleitoral. De modo diferente à referida literatura, nossa base empírica foi um survey pós-eleitoral
(ESEB), o qual permitiu testar e comparar a hipótese culturalista com outras explicações para a alienação eleitoral. |
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