Estratégias eleitorais online : os padrões de campanha nas páginas dos candidatos durante as eleições de 2014 no Brasil

Apesar dos avanços da web 2.0 e dos aspectos interativos, a publicação de conteúdo continua sendo uma das principais funções das páginas dos candidatos em período eleitoral. O trabalho identifica (a partir da análise quantitativa de conteúdo) quais são as estratégias eleitorais presentes nos posts...

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Autor principal: Massuchin, Michele Goulart
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
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Resumo: Apesar dos avanços da web 2.0 e dos aspectos interativos, a publicação de conteúdo continua sendo uma das principais funções das páginas dos candidatos em período eleitoral. O trabalho identifica (a partir da análise quantitativa de conteúdo) quais são as estratégias eleitorais presentes nos posts publicados nos websites durante o período de 6 de julho a 4 de outubro de 2014 e de que maneira se pode (ou não) criar determinados padrões de campanha online a partir das estratégias presentes nas publicações. Na discussão teórica, tem-se como ponto de partida que a internet faz parte do processo de modernização das campanhas, mas que também se apropria de estratégias eleitorais até então presentes em outros espaços e que são apropriadas também pelas ferramentas digitais. O objeto de análise diz respeito ao conteúdo de 824 postagens presentes nas páginas dos três principais candidatos à Presidência da República em 2014: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos/Marina Silva (PSB).