Estratégias eleitorais de políticos negros no Brasil na era do marketing político
Analisa as estratégias discursivas de Benedita da Silva e Celso Pitta nas campanhas às prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, nas eleições de 1992 e 1996. O trabalho traz uma reflexão sobre qual é a influência que a cor e/ou a identidade racial dos candidatos exercem na definição das estratég...
Autor principal: | Oliveira, Cloves Luiz Pereira |
---|---|
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
Resumo: |
Analisa as estratégias discursivas de Benedita da Silva e Celso Pitta nas campanhas às prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, nas eleições de 1992 e 1996. O trabalho traz uma reflexão sobre
qual é a influência que a cor e/ou a identidade racial dos candidatos
exercem na definição das estratégias discursivas dos políticos negros
e de seus adversários nas campanhas. A pesquisa valeu-se da análise
de conteúdo e de discurso de uma ampla base de dados composta
pelas propagandas do HGPE, cobertura jornalística, documentos,
depoimentos dos candidatos e dos seus consultores de marketing,
conforme expressos em suas biografias, memórias e entrevistas. Trata-se
de um trabalho que investiga como o marketing gerencia os desafios
de adequar a imagem do(a) candidato(a) negro(a) às aspirações do
eleitorado na sociedade brasileira. |
---|