Tomando partido : imprensa e eleições presidenciais em 2006

O comportamento da mídia tornou-se um elemento central no estudo das eleições contemporâneas. Eleições presidenciais, com mais personalização e visibilidade da disputa, são ocasiões privilegiadas para observar a cobertura jornalística, procurando entender e avaliar suas implicações políticas. Este a...

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Principais autores: Aldé, Alessandra, Mendes, Gabriel, Figueiredo, Marcus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
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Resumo: O comportamento da mídia tornou-se um elemento central no estudo das eleições contemporâneas. Eleições presidenciais, com mais personalização e visibilidade da disputa, são ocasiões privilegiadas para observar a cobertura jornalística, procurando entender e avaliar suas implicações políticas. Este artigo analisa o noticiário publicado pelos três principais diários de circulação nacional - acerca dos principais candidatos a Presidente nas eleições de 2006. A partir da análise dos dados coletados pelo Doxa (Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro), entre 1º de fevereiro e 1º de outubro de 2006, será possível definir em linhas gerais o posicionamento de cada jornal em relação aos candidatos nos momentos cruciais da campanha.