Determinantes das atitudes do eleitorado brasileiro com relação à privatização e aos serviços públicos
Investiga possíveis efeitos do processo de privatização de empresas estatais, levado à cabo pelo governo FHC, sobre as atitudes e opiniões do eleitorado brasileiro acerca da presença do Estado na economia. O estudo utiliza um survey pós-eleitoral realizado no final do ano de 2002, que constitui a ba...
Principais autores: | Balbachevsky, Elizabeth, Holzhacker, Denilde |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Investiga possíveis efeitos do processo de privatização de empresas estatais, levado à cabo
pelo governo FHC, sobre as atitudes e opiniões do eleitorado brasileiro acerca da presença do Estado na
economia. O estudo utiliza um survey pós-eleitoral realizado no final do ano de 2002, que constitui a
base de dados ESEB (Estudo Eleitoral Brasileiro), patrocinada pela CAPES. A investigação está centrada
na análise dos padrões de respostas dados pelos entrevistados, quando solicitados a opinar sobre qual
setor - iniciativa privada ou governo - deveria ser responsável pelo provimento de diferentes serviços e
produtos à população. A análise encontrou uma forte coerência nessas respostas, o que permitiu
produzir uma escala de atitudes relativa à privatização. Ademais, foi possível estabelecer correlações
significativas entre essas atitudes e a campanha eleitoral de 2002, particularmente o voto declarado pelo
eleitor. |
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