Campanhas online : o percurso de formação das questões, problemas e configurações a partir da literatura produzida entre 1992 e 2009
A utilização de recursos e ferramentas digitais associados à Internet por parte de campanhas eleitorais empreendidas por candidatos e partidos tem ganhado uma importância crescente nos últimos anos, produzindo casos emblemáticos como a eleição de Barack Obama nos Estados Unidos em 2008. O presente a...
Autor principal: | Aggio, Camilo |
---|---|
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
Resumo: |
A utilização de recursos e ferramentas digitais associados à Internet por parte de campanhas
eleitorais empreendidas por candidatos e partidos tem ganhado uma importância crescente nos últimos
anos, produzindo casos emblemáticos como a eleição de Barack Obama nos Estados Unidos em 2008. O
presente artigo tem o propósito de realizar um exercício de organização da literatura formada em torno
das campanhas online, mostrando como as questões, problemas e discussões acerca do tema se
modificaram ou se reconfiguraram ao longo dos anos. Ainda que poucos trabalhos tenham sido
produzidos no Brasil até agora, o conjunto de questões levantadas para abordar o fenômeno das
campanhas online em outros contextos culturais e políticos é essencial para a reflexão sobre os
potenciais e obstáculos dessa comunicação política digital no contexto brasileiro. A metodologia
consistiu no levantamento de bibliografia e em uma classificação desses trabalhos de acordo com o ano
do corpus de análise. Nossos resultados indicam que, à medida da passagem dos anos, o discurso, as
preocupações e as experiências empíricas relacionadas às campanhas online direcionaram seu foco para
os potenciais de mobilização, engajamento e ativismo relacionados às características da web 2.0,
reconfigurando os potenciais de provimento de informações não mediadas pelos media noticiosos e
interatividade no plano dialógico característicos da fase dedicada aos web sites de campanha. |
---|