Marketing político e comportamento eleitoral : reflexões sobre as estratégias de marketing político em campanhas eleitorais
Reflete sobre as relações entre marketing político e comportamento eleitoral. A reflexão proposta tem por objetivo problematizar as teorias da ciência política no que se refere ao comportamento eleitoral e aplicá-las no âmbito da análise das estratégicas de marketing político. A discussão é realizad...
Autor principal: | Silva, Silmara Carneiro e |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2018
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Reflete sobre as relações entre marketing político e comportamento eleitoral. A reflexão proposta tem por objetivo problematizar as teorias da ciência política no que se refere ao comportamento eleitoral e aplicá-las no âmbito da análise das estratégicas de marketing político. A discussão é realizada por meio de pesquisa bibliográfica baseada em autores referenciais para a área da comunicação e da ciência política. Inicialmente, o artigo apresenta análise dos aspectos teóricos e conceituais sobre marketing político. Na seqüência apresenta as escolas de comportamento eleitoral e suas principais características e ao final faz uma discussão sobre as estratégias de marketing político nas campanhas eleitorais. Chegamos ao entendimento de que as diferentes teorias sobre o comportamento eleitoral contribuem para a análise dos indivíduos, grupos e classes sociais frente aos desafios da política na sociedade contemporânea. Em sistemas multipartidários, como é o caso do Brasil, as estratégias de marketing político necessitam de uma abordagem pluralista para se imbuir dos conhecimentos necessários à compreensão do processo político tal qual ele se estabelece no âmbito das democracias capitalistas. |
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