Resumo: |
Como foi construído o humor de Tiririca durante a campanha eleitoral
de 2014? Por que, com esse discurso bem-humorado, o candidato obteve uma
votação expressiva? São essas as questões-chave abordadas neste artigo. Foram
analisadas 20 inserções do candidato em programa eleitoral gratuito e redes
sociais. Com base em conceitos propostos por Propp, Raskin, Ramos, Bakhtin e
Maingueneau, seis estratégias de humor, cujo alvo preferencial é a classe política,
foram identificadas: paródia, jogo de palavras, ridicularização de profissão, uso
de temática popular, gatilho e cenografia ficcional. Verificou-se que, dentro
de um quadro-geral de democracia do público, o sistema proporcional de lista
aberta possibilitou que o candidato recebesse do partido o tempo necessário
para desenvolver suas estratégias discursivas. E concluiu-se que a crise de
representação amplificou a eficácia de um humor que evidencia a insociabilidade
de práticas comuns à classe política e reforça a posição de Tiririca como voto de
protesto.
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