Jornal impresso e eleições 2012 : a campanha eleitoral nas primeiras páginas dos jornais Gazeta do Povo e Folha de Londrina
Apresenta parte dos resultados obtidos no acompanhamento das coberturas eleitorais dos jornais Gazeta do Povo (GP) e Folha de Londrina (FL) sobre as eleições municipais de 2012, respectivamente nas cidades de Curitiba e de Londrina, no Paraná. Os dados aqui apresentados são analisados a partir do pr...
Principais autores: | Quadros, Doacir Gonçalves de, Santos, Romer Mottinha |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2018
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Apresenta parte dos resultados obtidos no acompanhamento das
coberturas eleitorais dos jornais Gazeta do Povo (GP) e Folha de Londrina (FL)
sobre as eleições municipais de 2012, respectivamente nas cidades de Curitiba e
de Londrina, no Paraná. Os dados aqui apresentados são analisados a partir do
pressuposto teórico de que a informação produzida pela imprensa constrói o
clima de opinião para a formação da opinião pública e para a definição do voto
da população durante um processo eleitoral. Quantificamos e comparamos as
informações contidas nas chamadas presentes nas primeiras páginas da GP e
da FL a partir de algumas variáveis: agenda temática, formato e abrangência das
chamadas, posição ocupada e espaço total em centímetros quadrados. A análise
dessas variáveis permite verificar a visibilidade que os jornais GP e FL atribuíram
ao tema campanha eleitoral em suas respectivas coberturas. Identificou-se um
descompromisso dos jornais com o debate eleitoral em razão da baixa visibilidade
dada à campanha eleitoral nas primeiras páginas; quando ocorreu uma ampliação
da visibilidade do tema, foi em virtude da disputa de segundo turno. |
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