Resumo: |
O Horário Eleitoral Gratuito se tornou, desde a redemocratização,
em 1989, um dos principais elementos a definir os resultados de uma eleição
majoritária no Brasil, constituindo uma verdadeira vitrinização da política
(CARVALHO, 1999). Em uma sociedade cada vez mais midiatizada (FAUSTO
NETO, 2008, VERÓN, 2014), porém, limitações de tempo e espaço da
propaganda política em rádio e TV tendem a ser minimizadas com o uso de
canais de transmissão online, potencializados por sua difusão pelas redes sociais
virtuais. Neste trabalho, proponho analisar de que maneira os três principais
candidatos à Presidência da República do Brasil em 2014 se apropriaram de
ferramentas digitais em audiovisual no primeiro turno para constituir suas TVs
online. Tal análise será feita a partir dos conceitos de discurso e ethos trabalhados
por Patrick Charaudeau (2006). Como resultados iniciais, percebe-se uma
potencialidade comunicativa ainda pouco explorada, mas que pode alterar a
lógica da propaganda eleitoral.
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