Trocas eleitorais : uma proposta para o estudo do comportamento do eleitor
O marketing político e o estudo do comportamento do eleitor, mais especificamente, são áreas interdisciplinares que não têm recebido a atenção devida dos acadêmicos brasileiros, especialmente em marketing. A maior parte dos trabalhos de marketing político vem das ciências sociais e políticas e foca...
Principais autores: | Barros, Denise Franca, Ayrosa, Eduardo André Teixeira |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
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Resumo: |
O marketing político e o estudo do comportamento do eleitor, mais
especificamente, são áreas interdisciplinares que não têm recebido a atenção devida dos
acadêmicos brasileiros, especialmente em marketing. A maior parte dos trabalhos de
marketing político vem das ciências sociais e políticas e foca no evento eleitoral (o
comportamento social em uma determinada eleição ou em uma série de pleitos) ou na
influência da mídia e das campanhas políticas no comportamento dos indivíduos na eleição.
Este tipo de visão certamente é importante porque busca relações de causalidade entre fatores
e estuda o comportamento do eleitor com base nos fatores externos que o influenciam.
Contudo, acreditamos que ainda existe uma lacuna a ser preenchida: o estudo de como o
eleitor constrói a idéia de voto como uma troca, identificando então o valor atribuído ao voto
e sua importância para si como indivíduo. O objetivo deste trabalho é revisar a forma como o
marketing político tem sido abordado na literatura de marketing e propor uma visada nova,
baseada no conceito de troca. |
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