Resumo: |
Analisa as condições políticas e dispositivos comunicacionais que incidiram na disputa entre os
candidatos a governador do estado do Rio Grande do Sul (RS) no segundo turno das eleições de 2014:
o candidato eleito, José Ivo Sartori (PMDB), e seu adversário, Tarso Genro (PT), que pretendia a
reeleição. A premissa é de que, em períodos eleitorais, a política se submete a quaisquer estratégias de marketing e de propaganda, desde que sem danos à imagem pública dos candidatos e capazes de capturar e fidelizar o eleitor até a urna. Trata-se de um exercício sobre o processo de construção do candidato ideal, do inimigo e do projeto político, a partir das competências do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). O objetivo é experimentar a seguinte hipótese: o tempo da propaganda, delimitado por lei e pela urgência de mecanismos de persuasão, constituem a equação da política provisória, constituída pela combinação entre a síntese política, a síntese afetiva e a síntese
comunicacional que traduzem o projeto político e o candidato, com relevância para este. Foram
analisados 28 programas de televisão, veiculados no período de 6 a 26 de outubro de 2014.
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