Equação da política provisória : a comunicação na disputa de afetos e votos

Analisa as condições políticas e dispositivos comunicacionais que incidiram na disputa entre os candidatos a governador do estado do Rio Grande do Sul (RS) no segundo turno das eleições de 2014: o candidato eleito, José Ivo Sartori (PMDB), e seu adversário, Tarso Genro (PT), que pretendia a reeleiçã...

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Principais autores: Weber, Maria Helena, Luz, Ana Javes, Barreras, Sandra Bitencourt
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2019
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Resumo: Analisa as condições políticas e dispositivos comunicacionais que incidiram na disputa entre os candidatos a governador do estado do Rio Grande do Sul (RS) no segundo turno das eleições de 2014: o candidato eleito, José Ivo Sartori (PMDB), e seu adversário, Tarso Genro (PT), que pretendia a reeleição. A premissa é de que, em períodos eleitorais, a política se submete a quaisquer estratégias de marketing e de propaganda, desde que sem danos à imagem pública dos candidatos e capazes de capturar e fidelizar o eleitor até a urna. Trata-se de um exercício sobre o processo de construção do candidato ideal, do inimigo e do projeto político, a partir das competências do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). O objetivo é experimentar a seguinte hipótese: o tempo da propaganda, delimitado por lei e pela urgência de mecanismos de persuasão, constituem a equação da política provisória, constituída pela combinação entre a síntese política, a síntese afetiva e a síntese comunicacional que traduzem o projeto político e o candidato, com relevância para este. Foram analisados 28 programas de televisão, veiculados no período de 6 a 26 de outubro de 2014.