Dinâmicas da campanha na esfera online : um estudo comparativo entre websites e redes sociais dos presidenciáveis de 2014
Discute as dinâmicas da campanha na esfera online a partir das características do conteúdo produzido para alimentar os websites dos candidatos, assim como suas redes sociais. Procura-se identificar as similaridades e diferenças no uso que os candidatos fazem deste espaço no que diz respeito ao conte...
Principais autores: | Massuchin, Michele Goulart, Tavares, Camilla Quesada |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Outro |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Discute as dinâmicas da campanha na esfera online a
partir das características do conteúdo produzido para alimentar os websites dos candidatos, assim
como suas redes sociais. Procura-se identificar as similaridades e diferenças no uso que os
candidatos fazem deste espaço no que diz respeito ao conteúdo de campanha veiculado em
ambos, assim como o modo como eles se complementam e interagem ao longo do processo
eleitoral. Para a análise, tem-se como contexto a eleição presidencial de 2014 e analisam-se as
redes sociais e websites dos três principais candidatos às eleições de 2014, no Brasil: Aécio
Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). A análise de conteúdo quantitativa é
feita com base em uma amostra de 803 postagens realizadas no Facebook dos três candidatos,
assim como nas 824 postagens feitas nos websites e observa-se três variáveis específicas:
estratégias discursivas, mensagem geral de campanha e presença de links. O trabalho parte de
duas hipóteses principais: 1) ambos os espaços integram uma mesma dinâmica de campanha,
mas têm características distintas em seu conteúdo; 2) os websites e redes sociais focam na
horizontalidade da informação por meio da hipertextualidade, permitindo fluxos de leitura entre
diferentes espaços. |
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