Resumo: |
Propõe uma discussão teórica acerca dos princípios da igualdade objetiva e da racionalidade da democracia e suas relações intrínsecas com o provimento de informações de interesse público, particularmente aquelas produzidas e distribuídas por campanhas políticas em ambientes digitais
e seus possíveis diferenciais. Para tanto, foram analisadas todas as mensagens publicadas nos perfis dos três principais candidatos a presidente do Brasil em 2010 (José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva) na plataforma Twitter, compreendendo os períodos de pré-campanha, primeiro e segundo turnos da disputa
presidencial. Partindo-se da premissa de que a comunicação de campanhas nos media tradicionais é
submetida às constrições de tempo e espaço características da comunicação de massa, bem como dos critérios de noticiabilidade do jornalismo que privilegiam a cobertura "corrida de cavalos" em períodos eleitorais, busca-se observar se, de posse do total controle sobre seus canais de comunicação, candidatos e partidos tendem a privilegiar o tratamento de informações políticas mais substantivas, como planos de governo, projetos e posicionamentos políticos. Na dimensão da recepção, são analisadas as categorias de mensagens que receberam o maior volume de adesão pública através do mecanismo de "retweet".
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