Informação política, campanha negativa e eleições : o conteúdo das campanhas presidenciais de 2010 no Twitter

Propõe uma discussão teórica acerca dos princípios da igualdade objetiva e da racionalidade da democracia e suas relações intrínsecas com o provimento de informações de interesse público, particularmente aquelas produzidas e distribuídas por campanhas políticas em ambientes digitais e seus possíveis...

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Autor principal: Aggio, Camilo
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2020
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Resumo: Propõe uma discussão teórica acerca dos princípios da igualdade objetiva e da racionalidade da democracia e suas relações intrínsecas com o provimento de informações de interesse público, particularmente aquelas produzidas e distribuídas por campanhas políticas em ambientes digitais e seus possíveis diferenciais. Para tanto, foram analisadas todas as mensagens publicadas nos perfis dos três principais candidatos a presidente do Brasil em 2010 (José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva) na plataforma Twitter, compreendendo os períodos de pré-campanha, primeiro e segundo turnos da disputa presidencial. Partindo-se da premissa de que a comunicação de campanhas nos media tradicionais é submetida às constrições de tempo e espaço características da comunicação de massa, bem como dos critérios de noticiabilidade do jornalismo que privilegiam a cobertura "corrida de cavalos" em períodos eleitorais, busca-se observar se, de posse do total controle sobre seus canais de comunicação, candidatos e partidos tendem a privilegiar o tratamento de informações políticas mais substantivas, como planos de governo, projetos e posicionamentos políticos. Na dimensão da recepção, são analisadas as categorias de mensagens que receberam o maior volume de adesão pública através do mecanismo de "retweet".