Campanha negativa online : websites dos candidatos como espaço de ataques aos opositores

Analisa em que circunstâncias a campanha negativa, canalizada por meio dos websites dos próprios candidatos, aparece na disputa eleitoral. Além disso, trata-se de um espaço específico das campanhas modernas: a internet. A análise é feita com base em dois tipos de cenários: as eleições majoritárias d...

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Autor principal: Massuchin, Michele Goulart
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
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Resumo: Analisa em que circunstâncias a campanha negativa, canalizada por meio dos websites dos próprios candidatos, aparece na disputa eleitoral. Além disso, trata-se de um espaço específico das campanhas modernas: a internet. A análise é feita com base em dois tipos de cenários: as eleições majoritárias de 2014 para presidência e as disputas para prefeituras das capitais em 2012. A pesquisa tem como corpus 3491 postagens realizadas ao longo do período eleitoral de ambas as disputas e a abordagem metodológica é quantitativa por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam a incidência de ataques em ambos os cenários, majoritariamente centralizados nos desafiantes e com crescimento ao longo do tempo. Isso demonstra que os candidatos usam os websites, espaços altamente institucionalizados, para dissipar a campanha negativa, ainda que isso possa identificá-los e gerar ônus para as próprias campanhas.