Gastos de campanha nas eleições municipais (2008-2016) : uma análise dos tipos de gastos de campanha

Analisa como os tipos de gastos das campanhas eleitorais realizados pelos candidatos a prefeitos municipais brasileiros, nos anos de 2008, 2012 e 2016, contribuem para a conquista de votos. Metodologicamente utilizou-se estatística descritiva e um modelo inferencial para testar a hipótese de que gas...

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Principais autores: Paranhos, Ranulfo, Guimarães, Francielly, Silva, Denisson
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2020
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Resumo: Analisa como os tipos de gastos das campanhas eleitorais realizados pelos candidatos a prefeitos municipais brasileiros, nos anos de 2008, 2012 e 2016, contribuem para a conquista de votos. Metodologicamente utilizou-se estatística descritiva e um modelo inferencial para testar a hipótese de que gastos de campanhas na dimensão publicidade/propaganda tem um efeito positivo e significativo sobre a probabilidade de conquista de votos, à medida que aumenta o número de eleitores no município. Sistematizou-se um banco de dados a partir de informações coletadas no sítio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os resultados preliminares indicam que (1) nos anos analisados, os gastos com publicidade apresentaram a maior média; (2) gastos com a dimensão estrutura tem efeito em sobre voto em cidades menores; (3) por fim, quanto maior o colégio eleitoral, maior o efeito do gasto na dimensão estratégia sobre a conquista de votos.