O uso da internet na campanha eleitoral de 2010 : diferenças ideológicas entre as estratégias de comunicação partidária

Apresenta o resultado de uma pesquisa realizada sobre o papel da internet nas eleições de 2010, para os cargos de governador e presidente no Brasil. A pesquisa foi realizada observando-se websites oficiais dos candidatos durante o período eleitoral. Foram codificados em duplas 75 websites, utilizand...

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Principais autores: Campos, Guilherme Caldas de Souza, Leal, Deive Audieres, Bastos, André Covic
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2020
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Resumo: Apresenta o resultado de uma pesquisa realizada sobre o papel da internet nas eleições de 2010, para os cargos de governador e presidente no Brasil. A pesquisa foi realizada observando-se websites oficiais dos candidatos durante o período eleitoral. Foram codificados em duplas 75 websites, utilizando 141 variáveis de análise. Partindo dos dados gerais coletados na pesquisa e de um relatório individual desenvolvido por um dos autores, o presente trabalho articula a utilização, pelos partidos políticos, da internet nas campanhas eleitorais, com a relação ideológica dos partidos políticos com seu eleitorado. O artigo finaliza com algumas reflexões sobre os resultados obtidos e algumas propostas acerca do uso da internet em campanhas políticas.