Clientelismo, internet e voto : a campanha nos websites dos candidatos a vereador no Brasil meridional
Apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o uso da internet pelos candidatos a vereador de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A partir do exame da campanha virtual dos candidatos que utilizaram websites entre os cerca de 1 400 postulantes aos cargos de vereador nestas capitais, procurou-se...
Principais autores: | Braga, Sérgio Soares, Becher, André Roberto, Nicolás, Maria Alejandra |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2020
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o uso da internet pelos candidatos a vereador de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A partir do exame da campanha virtual dos candidatos que utilizaram websites entre os cerca de 1 400 postulantes aos cargos de vereador nestas capitais, procurou-se avaliar o uso que estes políticos fizeram da internet nas eleições municipais de outubro de 2008. A hipótese básica é a de que as páginas web dos candidatos a cargos eletivos,
especialmente os vereadores, serviram predominantemente para veicular práticas tradicionais de política, reforçando os vínculos personalistas e clientelistas com o eleitorado. |
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