Uma análise de rede das mídias tradicionais e a cobertura das eleições de 2018

Discute como alguns veículos de mídia impressa realizaram a cobertura da eleição presidencial brasileira de 2018. As mídias jornalísticas constituem um aspecto importante para a construção da opinião pública em uma democracia e, também, cumprem papel de agentes de distribuição do fluxo informacional...

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Principais autores: Mendes, Virgílio de Araújo, Diniz, Renan Barbosa
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2020
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Resumo: Discute como alguns veículos de mídia impressa realizaram a cobertura da eleição presidencial brasileira de 2018. As mídias jornalísticas constituem um aspecto importante para a construção da opinião pública em uma democracia e, também, cumprem papel de agentes de distribuição do fluxo informacional. Assim, este trabalho apresenta estatísticas descritivas sobre a proporção da presença de cada candidato nas capas de mídia impressa, a fim de contribuir para a literatura dedicada ao estudo mídia e eleições, além de tentar responder à pergunta se houve ou não viés na cobertura da eleição presidencial brasileira de 2018. Para além disso, utilizou-se também o método de Análise de Redes Sociais (ARS) como ferramenta analítica no intuito de identificar as redes de relacionamento dos atores políticos presentes nas capas coletadas. Os resultados apontam para dois momentos diferentes das eleições, ambos com tempo de exposição desigual dos candidatos. Um antes da facada sofrida por Bolsonaro, quando Lula era o personagem mais citado. E outro posterior à facada, quando Bolsonaro teve presença majoritária nas mídias estudadas.