Paradoxos : as redes sociais nas eleições presidenciais no Brasil em 2018

Analisa como foram utilizadas as redes sociais nas eleições presidenciais em 2018. Além disso, conceitua as redes sociais; identifica o papel da mídia nas eleições políticas e plasma a influência das redes sociais na toma de decisões políticas. Para tanto, realiza uma pesquisa bibliográfica. Diante...

ver mais

Principais autores: Alves Junior, Emanuel Avelino, Simoni, Carlos Alberto
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Analisa como foram utilizadas as redes sociais nas eleições presidenciais em 2018. Além disso, conceitua as redes sociais; identifica o papel da mídia nas eleições políticas e plasma a influência das redes sociais na toma de decisões políticas. Para tanto, realiza uma pesquisa bibliográfica. Diante dos resultados encontrados, percebe-se que as redes sociais são várias e que a sua distinção se dá através dos seus objetivos, ademais, é uma conexão voluntária ou não (indução/sedução) entre dois ou mais indivíduos. Em relação ao papel da mídia nas eleições: volta-se para o esclarecimento do eleitor, bem como para informá-lo a respeito do conhecimento da realidade. Finalmente, ao analisar a influência da mídia, percebe-se que ela pode ser demagógica, ou seja, pode conduzir a opinião pública para atender os seus próprios interesses político-partidários, dirimindo a democracia e o pluralismo politico. É importante indicar que este trabalho não se propõe esgotar o tema em questão, mas trazer reflexões e possibilidades a respeito da atuação da mídia nas eleições presidenciais.