Os usos do Facebook em campanhas eleitorais : atuação de candidatos evangélicos apoiados por instituições religiosas

Analisa as estratégias de campanhas publicadas nas fanpages do Facebook de candidatos evangélicos que receberam apoio oficial de suas Igrejas na disputa para a Assembleia Legislativa do Paraná, em 2018. Identificamos e coletamos os materiais publicados na mídia social durante o período de campanha e...

ver mais

Principais autores: Mezzomo, Frank Antonio, Anjos, Brandon Lopes dos, Pátaro, Cristina Satiê
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Analisa as estratégias de campanhas publicadas nas fanpages do Facebook de candidatos evangélicos que receberam apoio oficial de suas Igrejas na disputa para a Assembleia Legislativa do Paraná, em 2018. Identificamos e coletamos os materiais publicados na mídia social durante o período de campanha eleitoral e construímos categorias temáticas como instrumento de análise, em uma abordagem quali-quantitativa, a fim de observar e comparar singularidades e semelhanças entre as estratégias empregadas no decorrer do pleito. Os resultados apontam para um acionamento intenso da religião em campanha publicizada no Facebook bem como destacam as especificidades do modus operandi entre as instituições religiosas. Há uma série de benefícios concedidos aos candidatos agraciados com o endosso oficial da Igreja, configurando-se como uma estratégia dessas instituições com o objetivo de conquistar espaço na esfera pública, difundir suas referências morais e participar dos jogos de poder que permeiam a sociedade.