Novos atores políticos de esquerda nas redes sociais : o uso do Facebook pelas lideranças do Podemos e do Bloco de Esquerda
Analisa as estratégias de comunicação digital utilizadas pelas lideranças do partido-movimento espanhol Podemos e do partido português Bloco de Esquerda a partir da análise das publicações de páginas das lideranças no Facebook. Com lideranças jovens inseridas na dinâmica das redes, Podemos e Bloco d...
Principais autores: | Penteado, Claudio Luis de Camargo, Souza, Paulo Roberto Elias de, Fiacadori, Giuliana |
---|---|
Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
Resumo: |
Analisa as estratégias de comunicação digital
utilizadas pelas lideranças do partido-movimento espanhol Podemos e do partido português Bloco de Esquerda a partir da análise das publicações
de páginas das lideranças no Facebook. Com lideranças jovens inseridas na dinâmica das redes, Podemos e Bloco de Esquerda utilizam as redes sociais para transmitir conteúdo político sem a mediação dos canais de imprensa. A partir da análise de 200 mensagens mais engajadas nas páginas, entre julho de 2016 e abril de 2018, identificou-se os principais
temas e recursos utilizados. Os resultados indicam que as lideranças do Podemos obtêm maior engajamento e alcance em suas publicações que as representantes portuguesas. O estudo também permitiu identificar estratégias discursivas e formas de apropriação do Facebook na ação política dessas lideranças políticas emergentes. |
---|