Instagram e eleições : os stories dos presidenciáveis do Brasil em 2018

Analisa as estratégias de uso dos stories do Instagram postados pelos candidatos à Presidência da República do Brasil em 2018. As hipóteses de pesquisa são que os candidatos usaram os stories para enaltecer sua imagem pessoal e anunciar agenda de campanha (H1), e houve alto uso dos stories para divu...

ver mais

Principais autores: Sampaio, Rafael Cardoso, Bozza, Gabriel Alexandre, Alison, Murilo Brum, Marioto, Djiovanni Jonas França, Silva, Tiago Philippini Ferreira Borges da
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2021
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Analisa as estratégias de uso dos stories do Instagram postados pelos candidatos à Presidência da República do Brasil em 2018. As hipóteses de pesquisa são que os candidatos usaram os stories para enaltecer sua imagem pessoal e anunciar agenda de campanha (H1), e houve alto uso dos stories para divulgar bastidores e baixo uso para propostas de campanha (H2). Os stories foram classificados em seis variáveis elaboradas: tema geral, tema específico, tema secundário, tipo de imagem, menção a partido e humor. A coleta (N=2032) foi realizada entre 05 de setembro e 07 de outubro de 2018, compreendendo o primeiro turno das eleições. Procedeu-se a uma análise de conteúdo do tipo quantitativa e qualitativa por meio de um livro de códigos. Os resultados sugerem que os candidatos usaram a plataforma para gerenciar imagem pública e anúncio de agenda.