Instagram e eleições : os stories dos presidenciáveis do Brasil em 2018
Analisa as estratégias de uso dos stories do Instagram postados pelos candidatos à Presidência da República do Brasil em 2018. As hipóteses de pesquisa são que os candidatos usaram os stories para enaltecer sua imagem pessoal e anunciar agenda de campanha (H1), e houve alto uso dos stories para divu...
Principais autores: | Sampaio, Rafael Cardoso, Bozza, Gabriel Alexandre, Alison, Murilo Brum, Marioto, Djiovanni Jonas França, Silva, Tiago Philippini Ferreira Borges da |
---|---|
Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
Resumo: |
Analisa as estratégias de uso dos stories do Instagram postados pelos candidatos à Presidência da República do Brasil em 2018. As hipóteses de pesquisa são que os candidatos usaram os stories para enaltecer sua imagem pessoal e anunciar agenda de campanha (H1), e houve alto uso dos stories para divulgar bastidores e baixo uso para propostas de campanha (H2). Os stories foram classificados em seis variáveis elaboradas: tema geral, tema específico, tema secundário, tipo de imagem, menção a partido e humor. A coleta (N=2032) foi realizada entre 05 de setembro e 07 de outubro de 2018, compreendendo o primeiro turno das eleições. Procedeu-se a uma análise de conteúdo do tipo quantitativa e qualitativa por meio de um livro de códigos. Os resultados sugerem que os candidatos usaram a plataforma para gerenciar imagem pública e anúncio de agenda. |
---|