O voto, a rua e o espetáculo (questões sobre comunicação e política)

Expõe um debate sobre limites e convergências dos conceitos de midiatização, espetacularização e espetáculo como dispositivos de poder da lógica midiática, que torna interdependentes a política e a comunicação, a partir de categorias analíticas sediadas no campo da comunicação. Entende-se que essa l...

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Principais autores: Weber, Maria Helena, Coelho, Marja P., Pereira, Marcos V.
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2021
Assuntos:
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Resumo: Expõe um debate sobre limites e convergências dos conceitos de midiatização, espetacularização e espetáculo como dispositivos de poder da lógica midiática, que torna interdependentes a política e a comunicação, a partir de categorias analíticas sediadas no campo da comunicação. Entende-se que essa lógica é determinada pela visibilidade que propicia credibilidade e legitimidade, pelas competências tecnológicas, institucionais e estéticas do jornalismo, da propaganda e do entretenimento. É possível explorar a vulnerabilidade dessa lógica em relação à comunicação da política e os movimentos da sociedade, apontando indícios contra a estabilidade de afirmações que defendem que todas as informações e bens simbólicos que circulam nos meios de comunicação de massa indicam um grande espetáculo ou apenas midiatização, ou que espetáculo, midiatização e espetacularização provocam os mesmos resultados.