O financiamento de campanhas no Brasil : notas para o debate sobre a reforma política

Aborda o financiamento de campanhas a partir do espaço que tem ocupado nas discussões acerca da reforma política desde o processo constituinte de 1988. Com o escopo de mapear as clivagens nas quais se trava este debate, apresentam-se os problemas relacionados ao acesso aos recursos financeiros por p...

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Principais autores: Viana, João Paulo Saraiva Leão, Heiler, Jeison Giovani, Borel, Marcelo Barbosa Miranda, Santos, Rodrigo Dolandeli dos
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2021
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Resumo: Aborda o financiamento de campanhas a partir do espaço que tem ocupado nas discussões acerca da reforma política desde o processo constituinte de 1988. Com o escopo de mapear as clivagens nas quais se trava este debate, apresentam-se os problemas relacionados ao acesso aos recursos financeiros por partidos e candidatos, sob a abordagem de ao menos duas perspectivas distintas: a) no ponto de vista dos competidores (candidatos e partidos políticos), b) no ponto de vista dos financiadores (empresas privadas e cidadãos). Além disso, mostra como o eixo da reforma política mudou em relação à proposta de financiamento público exclusivo.