O fact-checking e a estratégia de publicação dos resultados : um estudo da divulgação das checagens feitas pela Agência Lupa no debate dos candidatos à presidência em 2018
Analisa qual o procedimento adotado pela Agência Lupa na publicação das checagens das frases ditas pelos candidatos durante último debate do primeiro turno das eleições presidenciais do Brasil em 2018 promovido pela Rede Globo. O estudo foi motivado pela discussão gerada em torno das publicações dos...
Principais autores: | Bertoldo, Bruna Gomes, Riffel, Cristiane Maria |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2021
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Analisa qual o procedimento adotado pela Agência Lupa na publicação das checagens das frases ditas pelos candidatos durante último debate do primeiro turno das eleições presidenciais do Brasil em 2018 promovido pela Rede Globo. O estudo foi motivado pela discussão gerada em torno das publicações dos resultados das checagens durante as eleições. A pesquisa teve como objetivo analisar a metodologia utilizada pela Agência Lupa na publicação das checagens do debate presidencial, bem como descrever o surgimento das agências de checagem no jornalismo; comparar a ordem de publicação das checagens no site e em suas mídias sociais: Facebook, Instagram e Twitter com relação ao debate; e mapear a atuação da Agência Lupa durante o debate. A metodologia envolveu a realização de pesquisa bibliográfica sobre fact-checking; pesquisa documental sobre o surgimento das agências de checagem e a atuação da agência Lupa; coleta e análise das publicações das checagens da Lupa sobre o debate nas mídias sociais. Constatamos que os métodos utilizados na publicação dos resultados nas mídias sociais não seguem um padrão e isso pode comprometer o trabalho de apuração e verificação da agência de notícias, bem como confundir o leitor que recebe o conteúdo. |
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