Gerenciamento de projetos como ferramenta avaliativa de uma campanha política : um estudo de caso

O objetivo do presente trabalho foi utilizar o gerenciamento de projeto como ferramenta avaliativa de uma campanha eleitoral de um candidato a Vereador num Município da Região Metropolitana do Recife. Para tanto, utilizou-se a metodologia baseada no Project Management Institute (PMI) descritas no PM...

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Principais autores: Oliveira, Anderson Marcolino Pereira de, Lima, Marineide Gomes Barbosa de, Barbosa, Antônio Maria Pereira, Silva, Cleomacio Miguel da
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2021
Assuntos:
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Resumo: O objetivo do presente trabalho foi utilizar o gerenciamento de projeto como ferramenta avaliativa de uma campanha eleitoral de um candidato a Vereador num Município da Região Metropolitana do Recife. Para tanto, utilizou-se a metodologia baseada no Project Management Institute (PMI) descritas no PMBoK (Project Management Book of Knowledge), pelo fato de ser eficiente na gestão desse tipo de pesquisa. Para o presente trabalho, a avaliação do projeto foi realizada em função da gestão das partes interessadas na campanha, os stakeholders, verificando como estes afetam e são afetados por ele, além de mensurar os impactos para a produção de conhecimento sobre a temática. A pesquisa aqui abordada realiza uma comparação entre as melhores práticas descritas no PMBoK e a execução real do projeto, identificando pontos convergentes e divergentes com a literatura. Os resultados obtidos mostraram que, o PMI constituiu-se numa ferramenta eficiente no gerenciamento de projeto da campanha política apresentada nesta pesquisa. A análise obtida do PMI mostrou também que outros fatores estão relacionados ao sucesso do empreendimento, principalmente àqueles que envolvem os stakeholders.