As transformações nas campanhas eleitorais : uma reflexão sobre o papel dos partidos políticos e do impacto das novas ferramentas de comunicação
Promove uma reflexão sobre a forma como a campanha eleitoral é organizada na atualidade, levando em conta a existência do que é conhecido como campanha permanente. Para tanto, apresenta-se um debate estruturado em dois eixos. O primeiro aborda o papel dos partidos políticos na produção das campanhas...
Principais autores: | Pacheco, Daniela Paiva de Almeida, Rodrigues, Wallace Faustino da R. |
---|---|
Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
Resumo: |
Promove uma reflexão sobre a forma como a campanha eleitoral é organizada na atualidade, levando em conta a existência do que é conhecido como campanha permanente. Para tanto, apresenta-se um debate estruturado em dois eixos. O primeiro aborda o papel dos partidos políticos na produção das campanhas. Eles são resgatados em seu potencial de organizadores do processo eleitoral e atores responsáveis pela veiculação da informação política, principalmente em virtude de seu monopólio de representação. O segundo eixo trata da disputa em torno da construção e desconstrução das imagens dos partidos e candidatos e da definição dos issues de campanha, redimensionada pela utilização
das redes sociais, ainda que não descartada a importância dos meios de comunicação de
massas como arena de visibilidade privilegiada. Assim sendo, a questão recai sobre a
centralidade e o controle da informação por parte dos atores políticos tradicionais frente
à produção e disseminação de conteúdo nas redes sociais. Desse modo, evidencia-se que o
controle quanto à difusão das informações torna-se um desafio e o impacto na campanha
eleitoral é evidente. |
---|