A disputa pela Presidência e a hipótese do capital emotivo : imagens e discursos em candidaturas de mulheres no Brasil
Analisa as campanhas eleitorais de Heloísa Helena (2006), Dilma Rousseff (2010 e 2014), Marina Silva (2010) e Luciana Genro (2014), dentro do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. Indaga-se: que imagens as candidatas buscaram construir? A hipótese proposta sugere que as imagens mobilizam estereó...
Autor principal: | Martins, Joyce Miranda Leão |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2021
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Analisa as campanhas eleitorais de Heloísa Helena (2006),
Dilma Rousseff (2010 e 2014), Marina Silva (2010) e Luciana Genro (2014),
dentro do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. Indaga-se: que imagens
as candidatas buscaram construir? A hipótese proposta sugere que as imagens
mobilizam estereótipos de gênero para subverter seus significados, indicando a
sensibilidade e o cuidado como positivos ao espaço público. Partindo da teoria dos
campos de Bourdieu (1989), argumenta-se que outro tipo de capital político vem
sendo construído quando as mulheres entram no jogo eleitoral, a saber: o capital
emotivo. A metodologia utilizada foi a análise de discurso de matriz francesa. |
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