Religiosos na propaganda eleitoral : estratégias nas disputas proporcionais no Paraná de 2002 a 2018
Política e religião são temas que se interseccionam, especialmente em períodos eleitorais. Pierucci e Prandi (1995) revelam como pode ser fatal a um político dizer que não acredita em Deus. Relacionamos esta alegação ao fato de que apenas 8% da população se declara sem religião, sendo que a adesão à...
Principais autores: | Santos, Marcela Barba, Massuchin, Michele Goulart |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Outro |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2021
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Política e religião são temas que se interseccionam, especialmente em períodos eleitorais. Pierucci e Prandi (1995) revelam como pode ser fatal a um político dizer que não acredita em Deus. Relacionamos esta alegação ao fato de que apenas 8% da população se declara sem religião, sendo que a adesão às igrejas evangélicas e católicas ultrapassam a marca de 86% dos brasileiros (IBGE, 2012). Com base neste contexto, busca-se discutir as especificidades das campanhas realizadas pelos candidatos que se denominam religiosos para se conectar com os eleitores a partir da propaganda televisiva. Para isso, parte-se do cenário do estado do Paraná e das eleições para deputados estaduais de 2002 a 2018. Foram mapeados os atores políticos que se candidataram nas cinco disputas e posteriormente analisados os programas do HGPE. A análise engloba o reconhecimento de características comuns a esse perfil de candidato, sua evolução no decorrer das eleições e a comparação entre eles e os demais candidatos. |
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