O consumo de fake news no Facebook : um estudo sobre o componente perceptivo do efeito de terceira pessoa
O consumo de fake news no Facebook integra parte do processo de disseminação de desinformação sobre fatos e acontecimentos, sobretudo políticos, nos ambientes digitais contemporâneos. Nesse contexto, o estudo investiga as avaliações que indivíduos fazem sobre a influência das fake news nos outros a...
Principais autores: | Dominguez, Maria, Dourado, Tatiana |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Outro |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2021
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Assuntos: | |
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Resumo: |
O consumo de fake news no Facebook integra parte do processo de disseminação de desinformação sobre fatos e acontecimentos, sobretudo políticos, nos ambientes digitais contemporâneos. Nesse contexto, o estudo investiga as avaliações que indivíduos fazem sobre a influência das fake news nos outros a partir de dados coletados em grupos fechados dedicados à discussão de temas políticos no Facebook. A pesquisa, portanto, busca comprovar a hipótese do efeito de terceira pessoa em ambientes de redes sociais digitais. A amostra foi composta por 1.653 questionários. Os resultados confirmam o componente perceptual do efeito, ou seja, indivíduos acreditam que outras pessoas são mais vulneráveis às fake news compartilhadas no Facebook do que si mesmos. Além disso, entrevistados julgaram que esses conteúdos exerceriam efeito maior para integrantes do grupo político adversário do que para participantes do mesmo grupo político que o seu. Por fim, a pesquisa constatou que a variável do extremismo político para o efeito não é relevante. |
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