Resumo: |
Problematiza a questão da educação para a democracia examinando os valores democráticos partilhados por jovens porto-alegrenses. Analisa, especificamente, o valor que os jovens atribuem à democracia ao longo de duas décadas (década de 90 e início do século XXI), buscando identificar, na perspectiva de KRAUSKOPF (2000), a que paradigma de participação juvenil seus posicionamentos se vinculam. Para atingir o objetivo, desenvolve-se uma análise de natureza quantitativa de respostas emitidas por jovens de escolas públicas e privadas, localizadas na área metropolitana de Porto Alegre/RS. Os dados são oriundos de pesquisas tipo "survey", realizadas pelo Núcleo de Pesquisa sobre América Latina - NUPESAL. A análise quantitativa é complementada por dados coletados em entrevistas semi-estruturadas. Resultados do estudo revelam que o
conceito de democracia, para a maioria dos jovens, é um conceito que produz sentimentos positivos, porém, pouco compreendido na sua dinâmica, gerando, dessa forma, um abismo entre o
entendimento e a valorização da democracia num sentido abstrato e ações exigidas de um cidadão democrático.
|